Alunos da disciplina "Fundamentos Sociológicos da Educação Física" (Curso de Educação Física da UFC), ministrada pela Profª. Tatiana Zylberberg, fizeram pesquisa acerca dos grupos de dança popular que se apresentaram no Festival Nacional Universitário de Danças Populares.
O objetivo da ação era fazer com que os graduandos pudessem identificar elementos característicos das danças populares apresentadas pelos grupos, como também os aspectos sociais que envolvem os integrantes dos mesmos, além da sua aceitação social, dificuldades vivenciadas na prática da dança e motivações para permanecerem neste tipo de trabalho.
Em seus relatos, ficaram claras algumas similaridades entre alguns grupos (notadamente quanto ao prazer de representar a cultura dos locais de origem), como também algumas diferenças (principalmente no que diz respeito à aceitação da dança por parte dos homens, especialmente entre gaúchos e mineiros). No caso dos gaúchos, desde a infância há uma motivação por parte da família, para que os meninos dancem ritmos da sua cultura, fato que não ocorre com tanta facilidade entre os mineiros.
Os relatos mostrados durante a apresentação dos trabalhos reafirmam o quão importante foi o evento e o quanto esta experiência ainda trará argumentos e fatos para serem melhor discutidos na sequência das aulas da disciplina.
As danças populares são importantes para conhecer mais sobre cada lugar e isso é cultura!!!
ResponderExcluir